EPP_JORNALISMOINVESTIVATIVO

É essencial ter bom jornalismo investigativo. É cada vez mais importante. Portanto, nós convidamos você para o CURSO ONLINE “JORNALISMO INVESTIGATIVO”. Começa em 23 de abril. O professor é Rafael Soares, de Rio de Janeiro.

Repórter do EXTRA desde 2012 e faz parte da equipe que cobre segurança pública no jornal. Em 2015, foi finalista do Prêmio Gabriel García Márquez, da Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) pela série de reportagens “Minha casa, minha sina”, que investigou o domínio de conjuntos habitacionais pelo crime organizado no Rio. Foi vencedor do prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, do Tribunal de Justiça do Rio, e, por três vezes, do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo da OAB-RS.


No curso você conhecerá as principais ferramentas da Investigação Jornalística. Você tem aulas teóricas, exercícios práticos e tarefas de pesquisa. Não importa onde você mora, você entrará em contato com colegas de diferentes cidades.

Até agora, nossos alunos foram conectados através de nossos cursos de mais de 25 países em 140 cidades diferentes.

PROGRAMA

 

Semana 1:
O que é investigação josnalística. Como montar uma pauta. Temas, enfoques e exemplos.

Semana 2:
Jornalismo de dados. Da base de dados à pauta. Bases de dados públicas. Como montar sua própria base de dados.

Semana 3:
Lei de Acesso à Informação. O que é e como utilizá-la jornalisticamente. Bastidores de reportagens baseadas em dados obtidos através da lei.

Semana 4:
Entrevistas e fontes. Percalços da relação repórter/fonte. Confiança x lealdade. O povo como fonte. Fontes oficiais.  

Semana 5:
Investigações jornalísticas no dia a dia da redação. Como usar princípios do jornalismo investigativo no cotidiano.

 

PortableJournalism é um projeto criado em Silicon Valley, Califórnia, com o patrocínio da Standord University. E estamos nos desenvolvendo na América Latina graças ao apoio do Start-Up Chile